• Diga Olá!
  • contato@vistacomunicacao.com
Rede Sociais

A importância do conteúdo em sua estratégia de marketing

24 de Janeiro de 2020

Imagine a seguinte situação: Você chega em casa após o trabalho, acessa a internet e quando abre seu Facebook se depara com dois anúncios de uma agência de viagens:

Em qual dos dois anúncios você provavelmente entraria para verificar? Se sua resposta foi o segundo “Viaje pagando pouco! Dicas para planejar seu roteiro e economizar”, então você já está a um passo de entender a importância do conteúdo em sua estratégia de marketing.

O consumidor está cansando de receber somente publicidade de vendas tentando empurrar-lhe um produto. Ele quer mais, quer algo que seja realmente relevante e lhe ofereça conteúdo interessante, que realmente lhe passe algum valor.

O que é Marketing de Conteúdo?

Com esse desejo do consumidor de receber coisas que lhe deem algum benefício, conseguimos compreender a definição sobre o que é o marketing de conteúdo:

“Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.” Rock Content, 2015

O marketing de conteúdo vem como uma forma de amenizar aquela publicidade que invade a rotina do seu cliente e passa a ser uma forma de fazê-lo vir naturalmente até você.

Por que adotar essa estratégia?

Existem diversas razões para uma empresa adotar o marketing de conteúdo em sua estratégia. Vamos citar 3 para que possam compreender de forma clara e objetiva:

1ª – Demonstra autoridade da marca

Uma empresa que trabalha com o marketing de conteúdo consegue passar maior credibilidade sobre o quanto conhece o seu segmento e principalmente as necessidades do seu cliente.

Ainda usando como exemplo a agência de viagem, em quem você confiaria mais: uma agência que explica com detalhes como economizar na sua viagem ou uma agência que só pretende vender um pacote de viagem?

Provavelmente é mais confiável aquela que explica com mais detalhes o roteiro e economias, porque a autoridade desta marca leva-o inclusive a usá-los como uma fonte confiável na hora de fazer uma consulta de informação. Outro exemplo disso é a empresa Colgate, a qual dispõe em seu website uma fonte de informação no mundo da odontologia.

2ª – Educa seu mercado

Sabe aquele seu cliente que vive pedindo para fazer as coisas em um prazo surreal ou mesmo com a qualidade que você sabe que não combina com sua marca? O trabalho com conteúdo é o momento ideal para educar seu mercado, explicando o porquê isso é inviável e como pode prejudicar o trabalho final que ele receberá.

Para entender melhor veja esse exemplo: Uma empresa de engenharia está prestando um serviço de construção e explica ao cliente que material X deve ser usado, contudo o cliente quer usar o material Y. Em um blog post essa empresa pode utilizar essa situação para explicar porque o material X deve ser usado e quando deve ser usado o material Y. Com essa ferramenta a empresa acaba sanando as dúvidas do primeiro cliente e oferece informações para consulta aos próximos que, caso venham até você por causa de seu trabalho de conteúdo, jamais pedirão um material que não se encaixa na obra.

3ª – Você fecha negócios com mais solidez

A parte mais desejada de todo empreendedor é vender, mas vale destacar que o processo de vendas por conteúdo é um processo lento, no entanto, ele gera maior confiança.

Se a experiência offline for tão boa quanto a online, esse consumidor poderá se tornar facilmente um promotor da sua marca e um cliente fiel, pois ele já entende o posicionamento da marca e suas políticas de relacionamento

Este pode ser considerado um processo de venda mais demorado, mas é a venda “sonho” de todo vendedor, aquela na qual ele sabe que vai atender a um cliente e logo virão outros por indicação do primeiro e assim por diante. Ou seja, vale muito a pena esse trabalho!

Esses são só alguns dos pontos benéficos do trabalho de conteúdo. Entretanto, é sempre importante destacar que uma estratégia eficiente é a junção de técnicas de marketing e não somente uma técnica exclusiva.

Só o trabalho de conteúdo, às vezes, pode não trazer o resultado que você deseja para sua empresa, mas ao associá-lo às estratégias offline ou mesmo outras estratégias online, os resultados podem ser maravilhosos.

Logo faremos um post explicando sobre a importância de se ter um blog de sua empresa, assim vocês compreenderão melhor onde aplicar todo trabalho de conteúdo da sua marca. 

Ficou alguma dúvida? Não hesite em nos perguntar.