• Diga Olá!
  • contato@vistacomunicacao.com
Rede Sociais

Por que usar as redes sociais na minha estratégia de marketing?

08 de Janeiro de 2020

Existe no ser humano uma necessidade natural de viver em sociedade, esse pensamento é confirmado por Aristóteles que reforça isso ao afirmar que “O homem é por natureza um animal político”, ou seja, a natureza humana necessita de interação. Por isso, com o advento da internet após a década de 1990 e a criação das redes sociais, sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Instagram, Linkedin, dentre outros.) tornaram-se tão populares.

Dados da pesquisa Social Media Trends 2019 revelam que 96,2% dos usuários da internet estão em alguma rede social. Pensando nisso e buscando maneiras de como desenvolver uma boa estratégia de marketing, reforçamos a importância de estar onde o seu cliente está. Melhor dizendo, se a maior parte dos seus consumidores estão nas redes sociais, sua marca também precisa estar!

Evidenciamos essa afirmação por meio da explicação de Kotler no livro Marketing 4.0 (2017), no qual o autor destaca que as mídias sociais eliminam barreiras geográficas e demográficas melhorando a comunicação cliente/marca e principalmente oferecendo uma relação de proximidade com seu consumidor.
Agora fica um pouco mais fácil compreender porque é fundamental usar as redes sociais em sua estratégia de marketing, mas temos alguns outros pontos que devem ser levados em consideração na hora de tomar sua decisão: Por que minha empresa precisa usar as redes sociais pensando em estratégia de marketing? Separamos mais 3 tópicos que podem te ajudar nesse processo. Vamos lá:

1. Oportunidade para reforçar os valores, missão e visão da sua marca

Nas redes sociais sua marca ganha uma nova visibilidade. Ela se torna mais próximo do seu público, no qual ele não precisa sair de casa para reclamar, dar uma sugestão ou mesmo pedir uma informação. E é nesse momento que você consegue reforçar seus valores, missão e visão. Interações na qual sua marca mostra-se preocupada com o consumidor, respondendo em tempo hábil e destacando sempre que a opinião dele é importante ajudam a quebrar barreiras de relacionamento e deixam a comunicação menos máquina - pessoa para mais humano – humano. Uma empresa que faz isso muito bem em suas interações é a Netflix, que busca reforçar o cuidado com o conteúdo e mostrar que ela também é uma consumidora dos seus produtos. Ou seja, “eu ofereço a você aquilo que eu realmente acredito”.

2. É possível conhecer melhor seu público

Pautada ainda no tópico anterior, no qual sua empresa pode reforçar seus valores, missão e visão por meio do trabalho nas redes sociais, a relação também pode ser contrária, em que sua marca também pode conhecer melhor seu consumidor e inclusive conseguir dados para traçar de maneira mais precisa sua “persona”. Persona é a representação ficcional baseada em dados reais do seu cliente ideal (logo publicaremos um artigo com mais detalhes sobre esse tema). É necessário definir sua persona, pois ela é fundamental para que uma estratégia de marketing funcione.

3. Menor custo para empresa

O trabalho de redes sociais geralmente tem um custo menor do que os trabalhos de marketing off-line que dependem de impressos, por exemplo, e uma vantagem que muitas vezes o impresso não oferece é a possibilidade de mensuração de resultados. Em um outdoor não é possível saber quantas pessoas realmente viram seu anúncio, mas em um trabalho de redes sociais é possível saber quantas conversões em cliques, curtidas ou mesmo quantas pessoas foram alcançadas com aquela publicação. O que melhora ainda mais o custo benefício. E com um orçamento mesmo que baixo de acordo com o segmento as vezes é possível alcançar centenas de pessoas.

Esses são alguns pontos para que você inicie essa jornada. É claro que só uma estratégia de redes sociais não será a causa do sucesso do seu empreendimento, é preciso cuidar de uma gama de estratégias online e off-line para deixar sua marca em evidência, por isso, quanto mais ferramentas você tiver ao seu favor melhor poderá ser o seu trabalho.

E se precisar de alguém para auxiliá-lo nesse processo, pode contar conosco. Quaisquer dúvidas estamos à disposição para ajudá-lo.